Murilo Ferreira

Diretor-presidente da Vale

  • Murilo Pinto de Oliveira Ferreira foi nomeado Diretor-Presidente da Vale em maio de 2011. Possui mais de 30 anos de experiência no setor de mineração. Ingressou na Diretoria Executiva da empresa em 2005, à frente da área de Participações e Novos Negócios. Na ocasião, foi o Diretor-Executivo responsável pelos setores de alumínio, carvão, participações em siderurgia, energia, novos negócios, fusões e aquisições. Em 2006, passou a ocupar o cargo de Diretor-Executivo de Níquel e Comercialização de Metais Básicos e, em 2007, presidiu a então Vale Inco, atual Vale Canadá, posto em que permaneceu até o fim de 2008.
  • Murilo Ferreira iniciou sua carreira profissional na Vale em 1977como analista financeiro e econômico. No ano seguinte, na Caraíba Metais, exerceu o cargo de Gerente Financeiro, no qual permaneceu até 1980, quando foi para a Alumínio Brasileiro S.A. (Albras) para assumir o posto de Gerente Financeiro Internacional. Depois de quase oito anos na Albras, dedicou-se a consultorias para projetos de M&A e de reestruturação de empresas, dentre as quais se destacam a Companhia Paulista de Ferroligas, a Sibra Eletrosiderúrgica Brasileira S.A. e a Alumina do Norte S.A. (Alunorte). Em 1998, exerceu o cargo de Diretor de Finanças e Comercial da Vale do Rio Doce-Alumínio (Aluvale), empresa incorporada pela Vale em dezembro de 2003. Foi ainda Presidente da Alunorte, da Albras e da Mineração Vera Cruz.
  • Foi membro de Conselhos de Administração de diversascompanhias no Brasil e no exterior, como Mineração Rio do Norte S.A. (MRN), Valesul Alumínio S.A., Alunorte, Albras, Usiminas, PT Inco (Indonésia) e Vale Inco (Nova Caledônia).
  • Foi também sócio da Studio Investimentos, empresa gestora de recursos focada no mercado acionário brasileiro. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-São Paulo, tem pós-graduação em Administração e Finanças pela Fundação Getulio Vargas-Rio de Janeiro e especialização de Executivos (Senior Executive) pela IMD Business School, Lausanne, Suíça.